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Perfil do egresso

Atualizado em 02/05/16 18:44.

O PPG-ENF / UFG está organizado para formar mestres e doutores com potencialidade para:

• desenvolver o conhecimento científico na área “A Enfermagem no Cuidado à Saúde Humana”;

• diagnosticar problemas na área “A Enfermagem no Cuidado à Saúde Humana” e elaborar propostas de pesquisa que contribuam para a sua resolução;

• identificar e analisar o estado da arte do objeto de sua investigação;

• identificar diferentes abordagens científicas, procedimentos e tecnologias necessárias para o estudo de seu objeto de investigação e apropriar-se daqueles pertinentes ao delineamento de projetos e análise de resultados de investigação;

• utilizar ferramentas da informática na comunicação, busca de informações, elaboração e gestão de banco de dados e elaboração de artigos e apresentação/divulgação de produção científica; participar de grupos de pesquisa e projetos interdisciplinares e interinstitucionais;

• estabelecer interlocução com pesquisadores e órgãos de fomento à pesquisa, em níveis local, regional, nacional;

• divulgar/socializar o conhecimento gerado a partir de investigação científica, em periódicos qualificados;


         • conhecer e aplicar teorias e práticas educacionais na formação de recursos humanos no contexto do ensino profissionalizante, de graduação, de especialização em saúde e enfermagem, bem como na educação permanente em saúde e na educação em saúde;

• expressar-se oralmente e por escrito de forma clara e objetiva, no contexto da realização de atividades inerentes à produção e divulgação do conhecimento em saúde e enfermagem, bem como na ação educativa e no cuidado integral à saúde humana;

• argumentar e sustentar suas ideias perante seus pares e os de outros campos de conhecimento;

• estabelecer relações interpessoais e grupais, dialógica, cooperativa e construtiva; pautar seu agir na ética;

• construir um projeto de carreira científica, considerando sua liderança, inserção, reconhecimento acadêmico, além do tempo de vida profissional e interesses/vontades/necessidades/condições pessoais.

Para o perfil do Doutor, além dessas, espera-se, ainda, o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades específicas:

• compreender a Filosofia da Ciência e o desenvolvimento da Enfermagem como campo de conhecimento;

• dominar o estado da arte da área de enfermagem, com capacidade de diálogo no âmbito internacional rumo à inserção e construção de redes de produção de conhecimentos;

• identificar e promover novos caminhos no conhecimento em Enfermagem, visando sua distinção científica e tecnológica e inserção social, para a consolidação e fortalecimento da identidade da área;

• perceber e interpretar oportunidades de desenvolvimento de novos conhecimentos, avaliando sua importância para o campo teórico e prático da área, com base no impacto dos diversos saberes;

• dominar métodos científicos e/ou criar novos métodos e tecnologias para o processo de construção de conhecimentos avançados na área da Enfermagem no cuidado à saúde humana; propor novas linhas de atuação em pesquisa;

• assessorar órgãos governamentais e instituições da iniciativa privada na busca de soluções para problemas na área “A Enfermagem no Cuidado à Saúde Humana”;

• dominar instrumentos e processos de divulgação/socialização do conhecimento em periódicos altamente qualificados, nos cenários nacional e internacional;


          • apresentar propostas de pesquisa na perspectiva da Enfermagem no Cuidado à Saúde Humana, em atendimento a editais de pesquisa, no contexto da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde e de fomento à pesquisa;

• estabelecer interlocução com pesquisadores e órgãos de fomento à pesquisa, em nível regional, nacional e internacional;

• coordenar grupos de pesquisa, projetos interdisciplinares e interinstitucionais de pesquisa; desenvolver processo educativo, colaborando na formação de novos pensador-profissionais para competências/aptidões em conhecimentos ou saberes da área da Enfermagem e/ou áreas afins, com visão crítica-reflexiva;

• conhecer e aplicar teorias e práticas educacionais na formação de recursos humanos no contexto do ensino de pós- graduação stricto sensu em saúde e enfermagem.

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